INTRODUÇÃO:

PORQUE USAR LÁPIS E NÃO LAPISEIRA PARA DESENHAR?


A lapiseira tem um traço que não varia, é ótima para fazer exercícios de geometria que precisam de precisão.

O lápis apontado com apontador imita a precisão da lapiseira, portanto o apontador não deve ser usado nunca, e sim um estilete.
O estilete permite que a ponta seja grossa e fina ao mesmo tempo. A ponta do lápis apontado com estilete permite que o lápis seja versátil e bom para pintar áreas uniformes ou fazer hachuras definidas, basta girar o lápis ou incliná-lo para conseguir o efeito que se deseja.
O lápis é nossa TECNOLOGIA! É preciso saber usá-lo!

COMO APONTAR UM LÁPIS COM ESTILETE?


Aponte com cuidado, sem fazer movimentos bruscos e nem colocar muita força.

Faça como na foto abaixo, como se tivesse tirando lascas de madeira.
O estilete deve estar inclinado de forma que a lâmina fique quase paralela a madeira do lápis.
É normal as pontas caírem e você ter que repetir o processo. 
Isso ocorre quando o lápis caiu no chão e o grafite se quebrou por dentro do lápis.
Apontando o lápis com estilete
 fonte: http://www.desenhoonline.com/site/apontador-ou-estilete-eis-a-questao/

Neste link temos alguns exemplos de lápis apontados com estilete, as pontas podem ficar mais grossas ou mais finas, chanfradas , arredondadas ou uma combinação disso.

Com o uso você vai descobrir qual a ponta que você gosta mais de trabalhar. O uso do lápis é tão pessoal quanto sua impressão digital e tem a ver com a forma como ele é apontado.

EXEMPLO:

eu aponto os meus lápis apenas “descascando” a madeira com o estilete até aparecer cerca de
1,5 cm de grafite e não finalizo a ponta.
Ao desenhar uso o próprio papel para gastar o lápis como uma lixa e vou moldando a ponta de acordo com a necessidade do desenho que estou fazendo.

QUALIDADE DO TRAÇO DO LÁPIS APONTADO COM ESTILETE


Para desenhar, o valor qualitativo do desenho é medido pelo traço, que pode variar a espessura e a intensidade.

Os examinadores das provas de aptidão fazem a primeira avaliação ao olhar o traço e se sai melhor o candidato que tiver o traço do lápis apontado por estilete!
O traço pode ser forte, fraco e sutil, ser grosso ou fino. O importante é que seja CONTÍNUO e não “CABELUDO”.

TRAÇO FIRME E NÃO “CABELUDO” – RUÍDO NA INFORMAÇÃO DA IMAGEM


Lemos um texto em português sempre da mesma forma: de cima pra baixo e da esquerda para a direita.

“Lemos” uma imagem diferente de um texto em português.
Uma imagem qualquer não tem definido uma direção de leitura e nosso olho percorre o que nos chama mais atenção.
Ruído de comunicação da imagem é algo que está além da imagem, que sobra, que não acrescenta em nada na informação, só atrapalha.
Quando um telefone ou rádio faz chiado entendemos bem o que é ruído, mas e quando se trata de imagem?

DICAS DE USO DOS LÁPIS DE ACORDO COM A DUREZA


HB, 2B: lápis mais duros devem ser usado para firmar a mão na hora de desenhar linhas ou fazer hachuras. ATENÇÃO: é possível usar hachuras para fazer escalas tonais, sombras de objetos, para dar volumetria, ou seja, simular três dimensões ao desenhar no plano do papel.


3B, 4B, 6B: lápis mais moles devem ser usados para fazer gradações de cinza em escalas tonais, fazer sombras de objetos, chiaroscuro, para dar volumetria, ou seja, simular três dimensões ao desenhar no plano do papel.


LEMBRE-SE: não existe jeito certo de desenhar, com a prática você vai descobrir qual técnica você se identifica mais para fazer a prova.

Para o examinador tanto faz se o seu desenho seja mais expressivo e mostre como você fez seus traços, se usou hachuras ou escalas de cinza suaves ou mais expressivas... O que importa é que a sua imagem comunique bem a idéia da tridimensionalidade que a tecnologia lápis permite que você simule no seu papel! E sem ruídos!

ESCALAS TONAIS OU HACHURAS PARA DAR TRIDIMENSIONALIDADE AO DESENHO NO PLANO

ESCALAS TONAIS HOMOGÊNEAS:
A idéia de volume, de tridimensionalidade, pode ser dada através do uso de escalas tonais muito suaves. Veja exemplos aqui.
Para fazer escalas tonais bem homogêneas segure o lápis deitado e faça movimentos suaves e circulares. Vá sobrepondo as camadas da pintura feitas de lápis ou aumente a intensidade que aperta o lápis sobre o papel para fazer o cinza ficar mais escuro.

Você pode também trocar por lápis mais moles: comece o cinza bem claro com 2B, mude para 4B e termine o cinza mais escuro com 6B.

HACHURAS:
Essa é outra maneira de fazer uma escala tonal e evoluir do branco para o preto. A hachura vem da tradição da gravura em metal e hoje podemos encontrar seu uso popularizado em notas de dinheiro de todos os países. Veja exemplos de hachuras aquiObserve como é feita a sobreposição das linhas e seu sentido, pense sempre na imagem do asterisco que cruza linhas verticais, horizontais e diagonais, quanto mais linhas, mais escuro fica. Uma boa forma de treinar hachura é usar caneta esferográfica.

EXERCÍCIO:
Treine livremente com seu lápis fazendo escalas tonais suaves com gradação de cinza e hachuras.
Depois disso, escolha um objeto para desenhar de observação, deve ser um objeto que seja pequeno e possa ser colocado em cima de uma mesa (ex. telefone, abajur, óculos, relógio, etc.).
Faça 2 desenhos de observação do objeto em 2 posições diferentes em uma mesma e única folha de papel A3 na posição paisagem (horizontal), utilizando grafite. Arranje bem os 2 desenhos na folha, pense que assim você está fazendo uma composição de imagem, observe o branco do papel ao redor das imagens. Um dos desenhos você irá pintar com escala tonal bem suave e homogênea e o outro com hachura. Fotografe e poste no grupo do facebook.

Qualquer dúvida pergunte pelo facebook! Bons estudos!

CURSO DE LINGUAGEM ARQUITETÔNICA A DISTÂNCIA

BEM VINDOS !!!


O curso está organizado por tags e os exercícios estão numerados para você poder seguir as lições.

Basta você estudar o conteúdo e fazer os exercícios e simulados propostos. Você pode e deve resolver também provas antigas (veja os links abaixo), garantindo assim um melhor aproveitamento do curso.

A ideia é que eu possa corrigir via Facebook ou Skype, portanto faça os exercícios e fotografe para enviar para correção.

No facebook teremos espaço para trocar com outros alunos que fazem o curso, assim você terá outros exemplos de exercícios resolvidos pelos seus colegas, o que irá enriquecer a aprendizagem.

No Skype o atendimento é mais individualizado e simultâneo, em tempo real. Para o atendimento via Skype também é necessário enviar fotografias dos exercícios para ganharmos tempo e não dependermos somente da webcam.


BONS ESTUDOS!!!

...

...