EXERCÍCIO: Cubos modulares 1, 2 e 3 pés direitos

fazer em papel canson os seguintes cubos, todos com 1 face aberta:
- 1 cubo de 9 x 9 x 9 cm3
- 1 cubo de 6 x 6 x 6 cm3
- 2 cubos de 3 x 3 x 3 cm3

Pegar uma folha A4 que será a base para apoio dos cubos que serão organizados nesse "terreno". 

As faces abertas dos cubos devem ficar na vertical, ou seja, para um observador que está no plano desse papel A4 será possível entrar dentro do cubo através dessa abertura.


DESENHOS

1. Veja a imagem abaixo e use como base para vc dividir uma folha A3 em 4 partes para fazer o seguinte:

a. desenhe a planta, ou seja os cubos vistos de cima organizados nesse terreno, o que vai resultar no desenho dos 4 cubos de diferentes tamanhos modulares representados como quadrados. Desenhe o lado do cubo que tiver abertura com uma linha pontilhada e os demais lados que tem as paredes do cubo com linhas contínuas. Use como medida a metade das medidas de cada cubo (dadas acima) para caber nesse 1/4 do papel.

b. nas outras 3 partes da folha faça 3 desenhos de 3 vistas diferentes do seu modelotridimensional composto por cubos e anote na planta com uma flecha qual a posição que vc olha o conjunto (como no exemplo da imagem abaixo). 
Atenção: a posição das flechas desenhadas são só um exemplo, considere outras posições de acordo com seu modelo;


2. Desenhe numa nova folha A3 inteira na posição paisagem (folha deitada como vai ser na prova). Escolha uma posição que melhor represente a tridimensionalidade, ou seja, que seja interessante por mostrar todos os cubos e os espaços entre eles. 

Considere o seu modelo ampliado em 100 vezes, isto é, 3 cm vai virar 3 metros que equivale a um pé direito (=a altura do chão ao teto de uma sala ou quarto comuns); 6 cm = 6 metros (ou um sobrado) e 9 cm = 9 metros (ou um predinho de 3 andares).

ESTAREMOS TRABALHANDO ESCALA, ou seja essa relação 1:100 (ou seja, 1 cm equivale a 100 cm = 1 metro)

Para desenhá-lo como se fosse grande (ampliado 100 vezes) vc vai ter que colocar o seu olho no plano da mesa e aproximar o seu modelo da beirada da mesa de tal forma que ao olhá-lo vai ver o "teto" dentro do cubo e não mais o "telhado" por fora e acima do cubo quando fez os desenhos das 3 vistas na outra folha (que estava dividida em partes como no exemplo da imagem abaixo). 

Este desenho que será uma grande perspectiva será a vista 4; anote na planta da outra folha uma flecha indicando a posição do observador que olha essa vista;

CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES SOBRE O MODELO:
- perca um tempo pensando no arranjo do modelo tridimensional; veja os espaços entre os cubos, pense não somente na área construída (cubos) mas também nos vazios, espécie de praças que os cubos criam; pense como seria a circulação de pessoas por esses espaços, se há corredores (o que não é legal) ou uma articulação harmoniosa entre espaços;
- opte por trabalhar com a modulação dos cubos para definir também o espaçamento entre um cubo e outro. Ex.: a distância entre um cubo e outro é um módulo, ou seja, um cubinho de 3 cm? 
- preste atenção ao alinhamento entre um cubo e outro, se estão alinhados pela base, pela parte de cima, pela lateral, um em relação ao outro, etc;
- opte por trabalhar com ângulo reto ou se quiser fazer inclinado 45 graus para ser mais fácil de desenhar depois. Pode usar também 30, 60 graus, mas ainda recomendo 90 graus pela facilidade de se fazer o desenho e por ser possível fazer composições espaciais interessantes usando um raciocínio ortogonal;
- não sobreponha os cubos nem coloque um dentro do outro, use cada um como uma construção que irá delimitar uma ou mais praças, que seriam os vazios urbanos que são o desenho da cidade (a palavra Urbanismo da carreira Arquitetura e Urbanismo);
super importante: distribua os cubos de forma que todos os 4 lados sejam interessantes de se olhar já que o espaço é esférico; não considere um lado como sendo principal (como por exemplo a frente de um lote que passa uma rua, com vizinhos nas laterias e quintal atrás) pois isso reduz muito a potencialidade do espaço. Lembre-se que vc terá de desenhar várias vistas e é importante que seu modelo seja legal e interessante de se ver de qualquer lado!



CURSO DE LINGUAGEM ARQUITETÔNICA A DISTÂNCIA

BEM VINDOS !!!


O curso está organizado por tags e os exercícios estão numerados para você poder seguir as lições.

Basta você estudar o conteúdo e fazer os exercícios e simulados propostos. Você pode e deve resolver também provas antigas (veja os links abaixo), garantindo assim um melhor aproveitamento do curso.

A ideia é que eu possa corrigir via Facebook ou Skype, portanto faça os exercícios e fotografe para enviar para correção.

No facebook teremos espaço para trocar com outros alunos que fazem o curso, assim você terá outros exemplos de exercícios resolvidos pelos seus colegas, o que irá enriquecer a aprendizagem.

No Skype o atendimento é mais individualizado e simultâneo, em tempo real. Para o atendimento via Skype também é necessário enviar fotografias dos exercícios para ganharmos tempo e não dependermos somente da webcam.


BONS ESTUDOS!!!

...

...