EXERCÍCIO: recorte tridimensional - terrestre e aéreo

1. terrestre:
Utilizar 1 folha de papel sulfite A4.
(pode usar quantas folhas A4 quiser para testes)

DOBRAS: 
fazer dobras retas, ortogonais, cartesianas, como uma dobradura.
Prestar atenção ao tamanho do papel, dividí-lo na metade, em partes iguais ou não, fazer triângulos ao juntar lados do papel, etc. testar as possibilidades de dobra.
Você vai fazer essa dobradura para ao final abrir o papel e ter marcas de dobra nele, como se fossem linhas que você vai poder usar como base para fazer cortes, também retos, que seguem sempre em cima dessas linhas, mesmo que sejam zigue-zagues, mas sempre reto, nada curvo.

CORTES: fazer alguns cortes pensando em fazer uma construção espacial que pare em pé e que saia do plano do A4.

DICA: os vincos que vc já fez na dobradura são elementos estruturadores, ou seja, ao dobrar um A4 ao meio ele pode ficar em pé como se fosse um livro aberto. Isso também pode acontecer com pequenas partes do seu objeto terrestre.
Cuidado para não fazer uma caixinha ou embalagem!


2. aéreo ou móbile
Utilizar 1 folha de papel sulfite A4.
(pode usar quantas folhas A4 quiser para testes)

Não fazer dobras, apenas cortes curvos. 
Os cortes podem ser feitos por todo o papel, a ideia é que terminados os cortes possamos suspender o objeto e ter um lindo móbile / escultura espacial aérea que em nada lembra a folha A4.
Ex.: se cortarmos uma grande aspiral com início na borda do papel que diminui e chega ao centro ao "enrolar", o puxarmos o fio teremos uma grande fita de mais de metro, tamanho este que vai depender da espessura da fita (distancia entre uma linha=corte e outro da aspiral.
referências:
ATENÇÃO: em nenhum dos dois exercícios o A4 poderá ser desmembrado, ou seja, não pode tirar pedaço do papel. 
Se cada objeto for remontado, poderá voltar a forma original de A4.

CURSO DE LINGUAGEM ARQUITETÔNICA A DISTÂNCIA

BEM VINDOS !!!


O curso está organizado por tags e os exercícios estão numerados para você poder seguir as lições.

Basta você estudar o conteúdo e fazer os exercícios e simulados propostos. Você pode e deve resolver também provas antigas (veja os links abaixo), garantindo assim um melhor aproveitamento do curso.

A ideia é que eu possa corrigir via Facebook ou Skype, portanto faça os exercícios e fotografe para enviar para correção.

No facebook teremos espaço para trocar com outros alunos que fazem o curso, assim você terá outros exemplos de exercícios resolvidos pelos seus colegas, o que irá enriquecer a aprendizagem.

No Skype o atendimento é mais individualizado e simultâneo, em tempo real. Para o atendimento via Skype também é necessário enviar fotografias dos exercícios para ganharmos tempo e não dependermos somente da webcam.


BONS ESTUDOS!!!

...

...