EXERCICIO: formação de repertório de desenho de tema urbano

Nesse exercício você vai primeiro fazer uma busca no Google imagens procurando fotos da lista abaixo e em seguida copiar as imagens. Se quiser pode fazer desenhos de observação ao olhar os objetos ao vivo.

Use uma folha A4 para copiar cada imagem primeiro com lápis grafite. Faça um desenho simples para você aprender a desenhar aquele objeto. Será um desenho feito de linhas, com ou sem sombras e use o lápis de cor para ter ideia de cores.

Você pode fazer mais de um desenho do mesmo objeto. Por exemplo: desenhar diferentes tipos de carros ou em várias posições.

Esses desenhos serão usados como seu BANCO DE IMAGENS.

Isso não significa que você vai produzir "obras de arte" para o seu BANCO DE IMAGENS, são desenhos que servem mais como anotação sua, são para aprender a desenhar, croquis, esboço. Não é um desenho finalizado:


BANCO DE IMAGENS:

a) meios de transporte: carros, caminhões, bombeiro, ambulância, trator, caminhões (betoneira, pipa, carga, para transportar carros, etc.), navios e embarcações em geral, avião, helicóptero, trem, metrô;

b) mobiliário urbano: postes de luz, postes para fiação, pontos de ônibus, bancos, orelhões, bancas de jornal, caixas de correio, pontos de taxi, fontes, parquinho para crianças, bebedouros;

c) paisagem natural: diferentes tipos de árvores, arbustos, grama; como a paisagem natural está na cidade: canteiros, árvores em grandes avenidas, parques, lagos, rios, mar, montanha, etc.

d) paisagem urbana: edificações (prédios residenciais, comerciais, fábricas, lojas, edifícios de escritório com vidros espelhados, casas, favelas, estádios de futebol), pontes (convencional ou estaiada), viadutos, ruas e avenidas. 

e) outros: meios de comunicação (telefone, celular, computador, satélite, TV), moradia indígena, circo, parque de diversão, elementos que se referem a ideia de meio ambiente e reciclagem.

Em todos os itens há sugestões do que desenhar, pode acrescentar outras coisas que sentir necessidade ou se deparar na sua pesquisa.

CURSO DE LINGUAGEM ARQUITETÔNICA A DISTÂNCIA

BEM VINDOS !!!


O curso está organizado por tags e os exercícios estão numerados para você poder seguir as lições.

Basta você estudar o conteúdo e fazer os exercícios e simulados propostos. Você pode e deve resolver também provas antigas (veja os links abaixo), garantindo assim um melhor aproveitamento do curso.

A ideia é que eu possa corrigir via Facebook ou Skype, portanto faça os exercícios e fotografe para enviar para correção.

No facebook teremos espaço para trocar com outros alunos que fazem o curso, assim você terá outros exemplos de exercícios resolvidos pelos seus colegas, o que irá enriquecer a aprendizagem.

No Skype o atendimento é mais individualizado e simultâneo, em tempo real. Para o atendimento via Skype também é necessário enviar fotografias dos exercícios para ganharmos tempo e não dependermos somente da webcam.


BONS ESTUDOS!!!

...

...